O diagnóstico de DDS pode gerar muitas dúvidas. Para garantir um tratamento de qualidade, existem três condições essenciais que devem ser observadas.

1

Ser atendido por um equipe multidisciplinar composta por médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, assistentes sociais, geneticistas, psicólogos.

A abordagem conjunta destes especialistas procura garantir o bem-estar físico e psicológico dos pacientes e de sua família.

Direito dos usuários - Os usuários têm direito a receber informações claras, precisas e compreensíveis sobre o seu estado de saúde, diagnóstico, tratamento e procedimentos médicos a serem realizados. Também têm direito a ter a sua privacidade e intimidade preservadas durante o atendimento, assim como o sigilo das informações relacionadas à sua saúde.

Para saber mais sobre as Políticas Nacionais de Humanização em Saúde:

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf

2

Ter um tratamento humanizado e os direitos respeitados em todas as instâncias de cuidado. Para isso, o SUS implementou as Políticas Nacionais de Humanização em Saúde, baseadas nos seguintes princípios:

Acolhimento - consiste em uma postura ética e técnica que visa escutar, compreender e acolher as demandas dos usuários dos serviços de saúde sem julgamentos.

Clínica ampliada e compartilhada - essa abordagem busca ampliar o olhar dos profissionais de saúde sobre o paciente, considerando não apenas o aspecto biológico, mas também o social, cultural, emocional, subjetivo do indivíduo e o considera como um sujeito ativo no processo de cuidado.

Construir uma comunicação aberta e franca entre todos os envolvidos. Falar sobre a atipia genital, expressar emoções e compartilhar experiências é um passo importante para o entendimento, o cuidado e a aceitação do quadro.

3

O silêncio pode acentuar dificuldades emocionais, enquanto o diálogo possibilita o suporte mútuo e fortalece os laços familiares.

Para concluir

Destacamos as múltiplas causas da atipia genital, o que leva a diversas opções de tratamento disponíveis. Nesse sentido, a equipe de cuidados deve considerar a realidade de cada paciente e as expectativas de suas famílias ao elaborar os planos de cuidados.

Crianças e adolescentes com acompanhamento médico regular têm grandes chances de alcançar um desenvolvimento saudável e cresçam de forma similar aos seus colegas.